Apesar de estes dois itens terem em comum o CPF, há diferenças importantes entre eles. Neste texto, quando falarmos de dados pessoais, entenda-se por isso seu nome completo, RG, endereço, telefones, fotos e outros que, se estiverem nas mãos de criminosos, poderão ser usados para os mais diversos fins, não apenas financeiros. Podem, por exemplo, ser colocados em sites de pornografia, usados para clonar cartões de banco, inserir pontos na carteira de motorista etc.
Já os dados bancários são, basicamente, número da sua agência e conta, sua senha e a dos seus cartões de crédito. Essas informações dão acesso à sua conta e permitem que qualquer pessoa tire dinheiro dela ou o deposite nela.
Que sites são seguros?
Uma das primeiras recomendações é desconfiar de sites que só oferecem uma forma de pagamento, que costuma ser a transferência bancária. Nesse caso, o valor é debitado automaticamente da sua conta e, para isso, você precisa passar todos os dados da sua conta a um desconhecido. Por isso, esse é um dos jeitos mais utilizados para aplicação de golpes.
Desconfie também de sites que apresentam apenas uma página, que contenham muitos erros de português ou cujas ofertas são muito abaixo do preço de mercado.
E, para piorar, existem os fraudulentos, que copiam com perfeição páginas sérias. Uma recomendação que serve para esse caso é se conectar sempre diretamente com o URL da página, e não com links externos enviados a você por e-mail, por exemplo.
Antes de acessar qualquer site, veja se existe o cadeado de segurança, à esquerda do endereço ou, em pesquisas no Google, se há o sinal verde de confiável, que fica à direita. E conte ainda com um bom antivírus no seu computador, smartphone ou tablet, sempre atualizado. Verifique também a segurança da rede de Wi-Fi que você usa.
Outro ponto importante é só comprar em ambientes virtuais conhecidos e seguros. Pesquisando em sites como os do Procon e Reclame Aqui, é possível verificar a quantidade de reclamações e como foram solucionadas pelas companhias aéreas.
Estes sites também dão prêmios às boas empresas. Verifique se elas receberam selos de qualidade comprovada e em que lugar estão no ranking de qualidade e de confiabilidade. O ideal, aliás, é começar a pesquisa por estes sites de avaliação do consumidor, em vez de ir direto aos das próprias empresas.
Cartão de crédito virtual
Cartão de crédito é o modo mais seguro de fazer compras online. No entanto, isso também esbarra na garantia de que o site não vazará os dados que você digitar nele.
Se você compra muito pela internet e o seu banco oferece essa opção, aproveite, ele é como se fosse o cartão físico e oferece mais segurança nas compras online.
Funciona basicamente assim: você solicita no aplicativo do seu banco o cartão virtual. Será gerado um número para ser usado naquela compra, cuja validade expira em pouquíssimo tempo, geralmente, 48 horas. Assim, diminui muito o risco de os dados serem clonados, pois não será necessário digitá-los a cada vez. Mas, para isso, é necessário já ter o cartão físico.